Página Inicial   |   Fale Conosco   

Animação feita em flash


Invista no Piauí


RELAÇÕES INTERNACIONAIS

O Estado do Piauí é um dos poucos estados da federação que tem um órgão especializado em tratar dos assuntos que envolvem questões internacionais. A Coordenadoria de Relações Internacionais objetiva divulgar as potencialidades culturais, econômicas, turísticas e sociais do Piauí no cenário internacional; participar de feiras e eventos internacionais, para divulgar produtos, serviços, arte, e experiências locais; desenvolver relações internacionais na área de educação, segurança, saúde, comércio; realizar palestras, cursos, eventos e intercâmbios empresariais com empresas de outros países; promover a capacitação de empresários locais para parcerias com empresas estrangeiras.
O Piauí vem se destacando nas exportações brasileiras. Em 2008, o desempenho de suas exportações foi superior 138,9% da média nacional de 21,8%. A balança comercial piauiense foi positiva, houve um aumento de mais de 100% das exportações piauienses, em relação a 2007, totalizando U$136.962 milhões de dólares.
Os principais produtos exportados pelo Piauí são grãos de soja, ceras vegetais, castanha de caju, mel, óleo de soja, quartzitos e couro. Os principais países de destino das exportações piauienses são China, França, Estados Unidos, Espanha, Japão, Alemanha e Bélgica, tendo como principais blocos de destino a Ásia, União Européia, Estados Unidos e ALADI.       
As principais empresas exportadoras são: Cargill Agrícola SA, Bunge Alimentos SA, ABC-Indústria e comércio SA, Brasil Ceras Ltda., Machado e CIA Ltda., Europa Indústria de Castanhas Ltda., Curtume Cobrasil Ltda., Rodolfo G. Morais e CIA Ltda. ECB Rochas Ornamentais do Brasil Ltda., Floramel Indústria e Comércio Ltda.
A economia piauiense é movimentada pela atividade industrial, facilitada pelos incentivos dos Governos Estadual e Federal, pela expansão da oferta de energia elétrica e pela ampliação e melhoria da malha rodoviária.

INCENTIVOS FISCAIS

O Estado do Piauí prevê em lei a dispensa do ICMS para empreendimentos industriais e agroindustriais considerados prioritários para o estado, tais como: indústrias de calçados, bolsas, cintos e artigos de vestuário, que utilizam couro e peles de origem animal e indústrias que processem ou transformem o Mel de abelhas e seus derivados.
A dispensa do ICMS, no caso de outros Estados, é geralmente de 75%, mas o Piauí dispensa a empresa interessada em se instalar em seu território em até 100%, o que é uma grande vantagem. O prazo dado a dispensa é de 15 anos.
Para se beneficiar dos incentivos fiscais é necessário o preenchimento de formulário próprio para requerimento de incentivo e a juntada de documentos exigidos que serão analisados por uma Comissão Técnica para avaliação do pedido, qualificação da empresa e cumprimento de normas legais.
Somam-se aos incentivos fiscais as Linhas de Crédito oferecidas pelo Banco do Nordeste.
Avenida Antonino Freire, 1473 • 4º Andar • Teresina-PI • CEP 64.000-040 • Telefone (86)3221-7978
Criação, Desenvolvimento e Hospedagem